fbpx

BLOG

Como contratar uma transportadora certa para minha empresa?

set, 05 - 2019 15:50

 

Se você possui ou trabalha em uma empresa e está pensando em terceirizar o serviço de transporte, a primeira dúvida que deve surgir em sua cabeça é: como contratar uma transportadora certa para o meu negócio?

Antes de tudo, o ideal é selecionar algumas operações logísticas que possam atender os seus objetivos. Essa seleção pode ser feita através de várias formas: recomendação de algum parceiro, pesquisa pela internet, algum anúncio que chamou sua atenção, entre outras. Feito isso, o próximo passo é comparar essas empresas escolhidas e ver qual delas apresenta a melhor solução para o seu negócio. Para te ajudar nessa missão, separamos alguns pontos cruciais que devem ser levados em consideração na hora de realizar essa atividade. Confira!

Valor do frete

Claro que não devemos apenas nos basear naquela empresa que oferece um serviço mais barato, porém o frete deve sim, e muito, ser analisado profundamente na hora de contratar uma transportadora. Cada companhia especializada em logística possui uma forma e estratégia diferente na hora de gerar o cálculo do valor do frete, por isso vale a pena investir nessa comparação.

Cobertura Geográfica

Outro ponto crucial é a cobertura geográfica que a transportadora atende. Veja bem, se a sua companhia precisa transportar constantemente uma mercadoria para a região sul do país, por exemplo, escolher uma empresa especializada em logística que faz o transporte apenas no estado de São Paulo, não é uma opção viável para solucionar o seu problema. Dessa forma, se atentar a esse detalhe é extremamente importante na hora de contratar uma transportadora.

Tecnologia

Uma coisa é certa: a tecnologia vem crescendo cada vez mais no mundo atual. Por isso, investir em uma empresa que acompanhe essa evolução e que faça o uso dela para automatizar o seu serviço, é essencial. Assim, você terá mais confiança e segurança na transportadora que está responsável pela sua mercadoria.

Agilidade

O tópico agilidade envolve muito mais do que apenas entregar o produto de forma rápida e dentro do prazo. Aqui, nós queremos ressaltar a importância de pesquisar como a empresas de logística atuam durante algumas épocas sazonais, como por exemplo, Black Friday e Natal. Geralmente, essas épocas exigem muitas demandas e, por isso, contratar uma transportadora que se adeque a esses eventuais períodos é fundamental.

Seguro

Se você quer garantir uma maior segurança à sua mercadoria, optar por uma transportadora que oferece todos os tipos de seguros é um ponto a ser analisado. Em caso de roubo, furtos ou danos à carga, a seguradora irá arcar com os prejuízos da mercadoria, sem que o cliente ou a transportadora precisem perder dinheiro. Quer entender melhor como funciona o seguro para fretes e manter sua mercadoria protegida? Clique aqui e confira um post que fizemos sobre o assunto.

Qualidade da frota

A frota é outro item que deve ser analisado com cuidado na hora de contratar uma transportadora. Por isso, verifique quantos veículos a empresa possui, qual o estado de conservação que eles se encontram, o modelo e ano de fabricação, entre outros detalhes. Lembre-se, uma frota moderna e bem cuidada reflete diretamente na qualidade do serviço que é entregue.

Tipo de produto

Outro ponto essencial que deve ser levado em conta é o tipo de produto que a sua empresa quer que seja transportado. Verifique se a transportadora em questão está adaptada a realizar esse tipo de transporte e se ele é o mais recomendado para realizar essa operação. Por exemplo, caso queira transportar produtos frágeis, uma empresa especializada em logística que respeite as especificidades dos produtos é sem dúvidas a melhor opção.

Além desses detalhes, existem diversos outros que podem ser levados em consideração na hora de contratar uma transportadora. Para isso, o mais importante a ser feito é definir suas metas e objetivos e a partir deles, fazer uma lista com os principais pontos que você busca encontrar em uma operação logística. Depois disso, é só começar a comparar suas opções e escolher a que oferece a melhor solução para o seu negócio.

A GCB Logística está presente em todas as regiões do Brasil e oferece a melhor experiência em transporte de mercadoria. Quer saber um pouquinho do nosso trabalho? Então acesse nosso site e conheça os nossos serviços! Até a próxima. (:

Leia também:

– Terceirização de frotas para empresas. Vale a pena?

– Posso confiar em qualquer empresa para estocar e armazenar mercadorias? Entenda como funciona essa ação!

– Você sabe quais são os benefícios da logística?

VOLTAR AO BLOG