fbpx

BLOG

Descubra o que é a cubagem e como ela interfere no valor do seu frete.

abr, 17 - 2018 14:43

Você já ouviu o termo cubagem? Muito conhecida na área da logística, a cubagem se utiliza de números para calcular a capacidade das cargas em um frete, ajudando a verificar o que pode ser levado simultaneamente sem exceder limites de espaço e peso no transporte. Para tal, considera-se dados como o peso do produto e o espaço que ele ocupará ao ser transportado.

Planejamento alinhado, logística 100%.

A cubagem é de extrema utilidade para todos os envolvidos no processo, afinal tal equilíbrio contribui com a eficiência, já que é aproveitada de forma melhor a sua capacidade do meio de transporte e, consequentemente, o seu tempo, sem desperdícios ou números excedidos.

Fator cubagem – o diferencial na hora do cálculo.

Como dito acima, para o cálculo da cubagem, utilizamos o peso do produto a ser transportado e o espaço ocupado. No entanto, a relação entre esses dois números é atingida junto ao fator de cubagem, um número definido para equivaler ao volume ideal em um metro cúbico dentro de cada modal de transporte. Veja:

  • Modal rodoviário – Fator cubagem 1m³ = 300kg
  • Modal aéreo – 1m³ = 166,7kg
  • Modal marítimo – 1m³ = 1.000kg

Importante ressaltar que esses números podem variar para menos em cargas fracionadas, já que, nesse caso, são transportados produtos de tamanhos e pesos diferentes.

Cubagem e frete. Tudo a ver ou nada a ver?

Tudo a ver! A cubagem interfere diretamente para uma cobrança mais assertiva do frete, uma vez que leva em consideração a relação entre o peso e o espaço ocupado, e não apenas as dimensões lineares e o peso bruto do objeto. Existem produtos que ocupam muito espaço, mas são leves, enquanto alguns ocupam pouco espaço e são pesados. Se olharmos apenas para um fator, a cobrança do frete acaba não sendo justa, para ambos os lados. A cubagem chega para unir todos esses dados e extrair um cálculo mais certeiro.

Satisfação plena em todos os sentidos.

Frete justo e eficiência atingida. Com clientes satisfeitos, entregas feitas de forma certeira e transportadoras cientes da capacidade de seus equipamentos e dos valores que precisam ser cobrados, o processo inteiro fica muito mais rentável e eleva a confiança nesse mercado. Esperamos que esse post tenha esclarecido suas principais dúvidas!

VOLTAR AO BLOG