05 vantagens de uma Logística Eficiente para sua empresa

05 vantagens de uma Logística Eficiente para sua empresa

Sem categoria

05 vantagens de uma Logística Eficiente para sua empresa

Logística Reversa

Possuir uma Logística Eficiente é a principal ferramenta para melhorar as vendas e a imagem do seu negócio. Para isso, é necessário investir em algumas práticas que visam alcançar esse objetivo. Um ótimo exemplo dessa ação é a atual preocupação da população com o meio ambiente e o impacto que grandes empresas causam nela. Para isso, uma boa alternativa é investir na logística reversa.

Mas afinal, o que é logística reversa? Essa, é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que consiste num conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos do setor empresarial. Em outras palavras, através dela as empresas passam a se preocupar com a utilização dos recursos naturais e com o retorno de produtos descartados pelos consumidores. Além de trazer diversos benefícios ao meio ambiente, esse mecanismo pode trazer algumas vantagens para sua companhia. Veja abaixo algumas delas:

01- Imagem sólida e positiva

Como dito anteriormente, a preocupação com o meio ambiente é um dos pontos mais levados em conta pela população, na qual muitos acabam buscando produtos e serviços que não agridam a natureza. Por isso, ao saber o que é logística reversa e ao adotar essa atividade em sua empresa, você acaba criando uma imagem sólida e positiva no mercado junto aos seus consumidores.

02- Menos custo mais economia

Outra vantagem ao utilizar a logística reversa é a economia nos processos produtivos. Quando os resíduos retornam às empresas de origem, eles são reutilizados como materiais para novas embalagens, isso faz com que o consumo e o custo de matérias-primas diminuam consideravelmente.

03- Transforma consumidores mais ecológicos

Quando você sabe o que é logística reversa e aplica em sua empresa você também contribui para consumidores mais conscientes. Por exemplo, algumas práticas sustentáveis, como a coleta seletiva, a separação e o descarte dos resíduos, são responsabilidades do próprio consumidor e, através dessa ação, podemos educa-los sobre sua importância.

04- Gerar um bom marketing

Uma coisa é certa: um bom marketing é tudo dentro de uma empresa. Por isso, aquelas que apostam na logística reversa e utilizam marketing relacionado com a questão ambiental e da maneira certa, acabam se tornando mais procuradas pelos consumidores.

05- Gerar produtos mais eficientes

A última vantagem para quem sabe o que é logística reversa e faz o uso dessa prática é a criação de produtos mais limpos e eficientes, que simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos, e que podem ser reciclados com maior facilidade, poluindo menos o meio ambiente.

Viu só? Agora que você já sabe o que é logística reversa e quais os seus benefícios, que tal adotar essa prática na sua empresa? Até a próxima pessoal. (:

Leia também:

– Terceirização de frotas para empresas. Vale a pena?

– Aprenda a resolver o problema de mercadoria entregue com avarias.

– Qual a melhor forma de transportar produtos?

Posts Relacionados

07 motivos para contratar uma Transportadora Especializada

Sem categoria

07 motivos para contratar uma Transportadora Especializada

A logística e o transporte de uma empresa devem ser realizadas com muita atenção. Qualquer falha na execução pode ocasionar grandes problemas para o seu negócio e para os seus clientes. Por isso, […]

Saiba mais
Produtos Frágeis: Armazenamento e Transporte, como fazer?

Sem categoria

Produtos Frágeis: Armazenamento e Transporte, como fazer?

O processo de uma operação logística precisa ser bem desenvolvido para garantir a satisfação da empresa e do cliente. Diante de tantos tipos de mercadorias, algumas merecem um cuidado especial na hora de […]

Saiba mais
Serviço de logística: o que levar em consideração para contratá-lo?

Sem categoria

Serviço de logística: o que levar em consideração para contratá-lo?

Como você deve saber, operações logísticas estão longe de serem processos fáceis e simples. Por isso, contratar uma transportadora para te ajudar nessa atividade é uma ótima alternativa se você deseja resultados para […]

Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *